segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Complexo de Édipo (papel do pai no mito grego Rei Édipo)

O papel do pai varia segundo as diferentes idades do filho. Até perto dos quatro meses a crianças centraliza-se quase exclusivamente na mãe. Após essa idade, a imagem paterna é ainda mais fundamental. Tanto Freud como os seus seguidores consideram que a relação dos pais com os filhos é o ponto central para poder compreender o desenvolvimento do adulto. O triângulo pai-mãe-filho denominou-se “complexo de Édipo”.O filho é então o reflexo dos seus pais, da sua presença e da sua forma de agir.
Os achados da psicanálise, sobre o significado da relação pai-filho e, actualmente sobre a importância que tem o pai desde a mais precoce infância, abriram um caminho que conduz a muitos transtornos psíquicos e físicos nos filhos e nos pais.
A partir dos factos analisados, o complexo de Édipo é de muito valor, uma vez que busca avaliar psicologicamente o papel paterno (e o materno) relacionando com as necessidades e atitudes da criança em diferentes etapas de sua vida. E baseado nos factos e nas características da obra “Rei Édipo”, de Sófocles, é possível perceber, não pelo ponto de vista de Freud, que o personagem Édipo, não sofreu do seu complexo, uma vez que todos os factos acontecidos foram fruto dos actos de seu pai.

Sem comentários: