domingo, 25 de novembro de 2007

Drogas


Uma droga psicoactiva é qualquer substância que altera o teu humor (por exemplo, que te torna feliz, triste, nervoso, eufórico, deprimido, excitado, etc.), altera a tua percepção do ambiente externo (por exemplo, o tempo, a localização, as condições, etc), ou altera a tua percepção do ambiente interno (por exemplo, sonhos, imagens, alucinações, etc.).
Depressores: Os depressores reduzem a estimulação fisiológica, reduzem a tensão psicológica e podem levar-te a relaxar. Há três tipos de depressores: o álcool, os barbitúricos e as benzodiazepinas.
Narcóticos: o termo "narcótico" é frequentemente usado para referir drogas ilegais, mas tecnicamente refere-se a uma classe específica de drogas derivadas do ópio. Os narcóticos exercem o efeito de entorpecer os sentidos e produzir um estado semelhante ao sono. No entanto, o consumo de doses altas pode causar um grau prolongado de relaxamento que pode levar à paragem respiratória e, como consequência, à morte.
Os narcóticos incluem o ópio, a morfina e a heroína.
Estimulantes: Os estimulantes provocam estados de euforia que são geralmente referidos como "highs". Provocam estes efeitos porque aumentam os níveis de determinados neurotransmissores e, desta forma, aumentam o nível de actividade neurológica do sistema límbico, um sistema que é responsável pelo prazer. Os dois estimulantes mais poderosos são as anfetaminas e a cocaína, mas também poderiam incluir a cafeína e a nicotina.
Alucinógeneos: O efeito dos alucinógenos é distorcer experiências sensoriais, ou seja, distorcer a realidade. Enquanto a pessoa está sob o efeito de alucinógenos, o que vê ou ouve é alterado, mudado ou deformado de modo a parecer diferente. Tais distorções podem ser chamadas de alucinações (experiências de percepção que não têm uma base na realidade), daí o termo alucinógeno.Alguns alucinógeneos são o cannabis (porque altera experiências sensoriais e cognitivas), o LSD e a mescalina.

Sem comentários: