quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A relação família-escola

Para compreender os processos de desenvolvimento e os seus impactos num indivíduo, é preciso focalizar tanto o contexto familiar quanto o escolar e suas inter-relações.
Um exemplo conhecido é a retenção escolar. Sabe-se que a estrutura familiar tem um forte impacto na permanência do aluno na escola, podendo evitar ou intensificar a retenção escolar. De entre os aspectos que contribuem para isto estão as características individuais, a ausência de hábitos de estudo, as faltas às aulas e os problemas de comportamento. Em todos estes factores, a família exerce uma poderosa influência. Embora um sistema escolar transformador possa reverter esses aspectos negativos, é necessário fazer com que a escola conte com a colaboração de outros contextos que influenciam significativamente a aprendizagem formal do aluno, incluindo a família.
Algumas pesquisas têm demonstrado que os pais estão constantemente preocupados e envolvidos com as actividades escolares dos filhos e que dirigem a sua atenção à avaliação do aproveitamento escolar, sendo isto independente do nível socioeconómico ou escolaridade.
Os laços afectivos, estruturados e consolidados, tanto na escola como na família permitem que os indivíduos lidem com conflitos, aproximações e situações oriundas destes vínculos, aprendendo a resolver os problemas de maneira conjunta ou separada.
Na família, há o reconhecimento do papel dos pais, irmãos e outras pessoas que convivem com a criança ou adolescente e a sua contribuição para o desenvolvimento geral e académico. Na escola, destacam-se os professores e os pares, uma vez que estes se envolvem quotidianamente em actividades programadas e realizam intervenções importantes que afectam o processo de ensino e aprendizagem.
Além disso, o conhecimento dos valores e práticas educativas que são adoptadas em casa, e que se reflectem no âmbito escolar e vice-versa, são imprescindíveis para manter a continuidade das acções entre a família e a escola.
Então, as escolas devem investir no fortalecimento das associações de pais, no conselho escolar, entre outros espaços de participação, de modo a propiciar a articulação da família com a comunidade, estabelecendo relações mais próximas. A adopção de estratégias que permitam aos pais acompanharem as actividades curriculares da escola, beneficiam tanto a escola quanto a família.

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