quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A escola e a sua função social

A escola funciona como uma instituição fundamental para o indivíduo e para a sua constituição, assim como para a evolução da sociedade e da humanidade. Como um microssistema, ela não apenas reflecte as transformações actuais como também tem que lidar com as diferentes demandas do mundo globalizado. Uma das suas tarefas mais importantes é preparar tantos alunos, como professores e pais para viverem e superarem as dificuldades num mundo de mudanças rápidas e de conflitos interpessoais, contribuindo para o processo de desenvolvimento do indivíduo.
À escola compete propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem. Ao desenvolver, por meio de actividades sistemáticas, a articulação dos conhecimentos culturalmente organizados, ela possibilita a apropriação da experiência acumulada e as formas de pensar, agir e interagir no mundo, oriundas dessas experiências. Ela proporciona o emprego da linguagem simbólica, a apreensão dos conteúdos académicos e compreensão dos mecanismos envolvidos no funcionamento mental, fundamentais ao processo de aprendizagem.
A escola é uma instituição social com objectivos e metas determinadas, que emprega e reelabora os conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem e efectivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória selectiva, criatividade, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, etc... Ela é um espaço em que o indivíduo tende a estabelecer uma interacção com o seu ambiente social.
A função da escola no século XXI tem o objectivo importantíssimo de estimular o potencial do aluno, tendo em conta as diferenças socioculturais em prol da aquisição do seu conhecimento e desenvolvimento global. Sob este prisma, há três objectivos que são comuns e devem ser conseguidos pelas escolas modernas: estimular o desenvolvimento em níveis físico, afectivo, moral, cognitivo, de personalidade; desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção no âmbito social; promover uma aprendizagem de forma contínua, propiciando, ao aluno, formas diversificadas de aprender e condições de inserção no mercado de trabalho.

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