quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O papel das escolas nas diferentes faixas etárias


Somos influenciados de diferentes maneiras, de acordo com a classe de ensino em que estamos inseridos.
Por exemplo, desenvolvemos diferentes capacidades, de diferentes modos, quando estamos no jardim-de-infância do que quando já somos alunos do ensino secundário.
No jardim-de-infância, a educação deverá permitir às crianças experiências que estimulem o seu completo desenvolvimento pessoal, assim como contribuir de forma eficaz para compensar todo o tipo de desigualdades sem que isso signifique deixar de reconhecer as diferenças físicas e psicológicas das crianças, favorecendo a integração destas no processo educativo. É nesta idade que as crianças aprendem a fazer uso da linguagem, descobrem as características físicas e sociais do meio em que vivem, constroem uma imagem positiva e equilibrada de si própria e adquire hábitos de comportamento que lhe permitem uma autonomia pessoal elementar. Os métodos a utilizar baseiam-se na experiência, nas actividades lúdicas e num ambiente de afecto e confiança.
No ensino primário, é muito importante o contacto com o primeiro professor. Nesta idade, a criança vai com um pouco de receio e a primeira impressão do docente torna-se muito importante e vai determinar a sua predisposição em relação à escola durante os tempos que se seguem. Por exemplo, se a criança entra em contacto com um professor casmurro, desinteressado e ultra-autoritário, certamente que a sua vontade em voltar à escola no dia seguinte não será muita. Se, pelo contrário, a criança for presenteada com as boas-vindas, será muito diferente. É por esta altura que se fazem os primeiros amigos.
O básico torna-se muito importante pois os jovens passam a ter não uma, mas várias figuras de autoridade. Nota-se uma grande diferença a nível intelectual, pois os alunos passam a ter muitas disciplinas. É por esta altura que as crianças começam a ter de ganhar alguma responsabilidade. É um período em que há bastantes mudanças e a escola é uma instituição bastante importante no que respeita à informação dada aos jovens.
No secundário, a escola tem uma grande influência, pois o aluno está na idade da transição (menor de idade para maior de idade). Nesta altura, os jovens são bastante influenciáveis, o que faz com que a escola tenha que desenvolver meios que permitam que estes sejam influenciados da melhor forma. Normalmente, os grupos em que os jovens estão inseridos são um dos principais factores de desenvolvimento: se um jovem estiver inserido num grupo com bons alunos, futuros definidos, esse jovem tem bastantes probabilidades de querer ir para uma universidade, estudar mais, tirar um curso. Se o jovem estiver num grupo fraco, onde todos querem é beber e fumar, o jovem tem mais probabilidades de ter comportamentos de risco, o que pode afectar os resultados escolares. Esta altura é altura de decidir o que fazer da vida, os jovens tornam-se mais maduros, e já começam a tratar dos seus assuntos. A escola também influencia o desenvolvimento a nível intelectual, no secundário começam a ter disciplinas novas e que ajudam a desenvolver a intelectualidade, temos o caso da filosofia, psicologia, biologia, etc… Aqui, há muitos alunos que são marcados por determinados professores, que têm especial interesse pelos mesmos.

1 comentário:

Neuza Nascimento disse...

Estou elaborando um projeto social para crianças de 07 a 12 anos para ser realizado em na comunidade onde moro. Quero dizer que esta matéria foi de muita valia para mim. Agradeço as informações aqui postadas. Neuza Nascimento.