quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A ESCOLA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO


Num século em que o número de alfabetizados do planeta é bastante superior ao dos analfabetos, é importante reflectir sobre o papel da escola na actualidade.
No entanto, é importante saber que a escola e a família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajectória de vida das pessoas.
Vamos falar na forma como estes dois contextos se relacionam e influenciam o desenvolvimento humano e os processos evolutivos.
Iremos abordar as funções da escola, em várias faixas etárias.

A escola e a família

A escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação do cidadão. Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente. Portanto, a família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, actuando como propulsoras ou inibidoras do seu crescimento físico, intelectual, emocional e social. Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e apreensão de conhecimentos, havendo uma preocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Já na família, os objectivos, conteúdos e métodos diferenciam-se, desenvolvendo o processo de socialização, a protecção, as condições básicas de sobrevivência e o desenvolvimento dos seus membros no plano social, cognitivo e afectivo.

A relação família-escola

Para compreender os processos de desenvolvimento e os seus impactos num indivíduo, é preciso focalizar tanto o contexto familiar quanto o escolar e suas inter-relações.
Um exemplo conhecido é a retenção escolar. Sabe-se que a estrutura familiar tem um forte impacto na permanência do aluno na escola, podendo evitar ou intensificar a retenção escolar. De entre os aspectos que contribuem para isto estão as características individuais, a ausência de hábitos de estudo, as faltas às aulas e os problemas de comportamento. Em todos estes factores, a família exerce uma poderosa influência. Embora um sistema escolar transformador possa reverter esses aspectos negativos, é necessário fazer com que a escola conte com a colaboração de outros contextos que influenciam significativamente a aprendizagem formal do aluno, incluindo a família.
Algumas pesquisas têm demonstrado que os pais estão constantemente preocupados e envolvidos com as actividades escolares dos filhos e que dirigem a sua atenção à avaliação do aproveitamento escolar, sendo isto independente do nível socioeconómico ou escolaridade.
Os laços afectivos, estruturados e consolidados, tanto na escola como na família permitem que os indivíduos lidem com conflitos, aproximações e situações oriundas destes vínculos, aprendendo a resolver os problemas de maneira conjunta ou separada.
Na família, há o reconhecimento do papel dos pais, irmãos e outras pessoas que convivem com a criança ou adolescente e a sua contribuição para o desenvolvimento geral e académico. Na escola, destacam-se os professores e os pares, uma vez que estes se envolvem quotidianamente em actividades programadas e realizam intervenções importantes que afectam o processo de ensino e aprendizagem.
Além disso, o conhecimento dos valores e práticas educativas que são adoptadas em casa, e que se reflectem no âmbito escolar e vice-versa, são imprescindíveis para manter a continuidade das acções entre a família e a escola.
Então, as escolas devem investir no fortalecimento das associações de pais, no conselho escolar, entre outros espaços de participação, de modo a propiciar a articulação da família com a comunidade, estabelecendo relações mais próximas. A adopção de estratégias que permitam aos pais acompanharem as actividades curriculares da escola, beneficiam tanto a escola quanto a família.

A escola como contexto de desenvolvimento humano

A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, actividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças. É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as actividades programadas e realizadas na sala de aula e fora dela. O sistema escolar, além de envolver uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número significativo de interacções contínuas e complexas, em função dos estados de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afectivos e preparação para a inserção na sociedade.

A escola e a sua função social

A escola funciona como uma instituição fundamental para o indivíduo e para a sua constituição, assim como para a evolução da sociedade e da humanidade. Como um microssistema, ela não apenas reflecte as transformações actuais como também tem que lidar com as diferentes demandas do mundo globalizado. Uma das suas tarefas mais importantes é preparar tantos alunos, como professores e pais para viverem e superarem as dificuldades num mundo de mudanças rápidas e de conflitos interpessoais, contribuindo para o processo de desenvolvimento do indivíduo.
À escola compete propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem. Ao desenvolver, por meio de actividades sistemáticas, a articulação dos conhecimentos culturalmente organizados, ela possibilita a apropriação da experiência acumulada e as formas de pensar, agir e interagir no mundo, oriundas dessas experiências. Ela proporciona o emprego da linguagem simbólica, a apreensão dos conteúdos académicos e compreensão dos mecanismos envolvidos no funcionamento mental, fundamentais ao processo de aprendizagem.
A escola é uma instituição social com objectivos e metas determinadas, que emprega e reelabora os conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem e efectivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória selectiva, criatividade, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, etc... Ela é um espaço em que o indivíduo tende a estabelecer uma interacção com o seu ambiente social.
A função da escola no século XXI tem o objectivo importantíssimo de estimular o potencial do aluno, tendo em conta as diferenças socioculturais em prol da aquisição do seu conhecimento e desenvolvimento global. Sob este prisma, há três objectivos que são comuns e devem ser conseguidos pelas escolas modernas: estimular o desenvolvimento em níveis físico, afectivo, moral, cognitivo, de personalidade; desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção no âmbito social; promover uma aprendizagem de forma contínua, propiciando, ao aluno, formas diversificadas de aprender e condições de inserção no mercado de trabalho.

O papel das escolas nas diferentes faixas etárias


Somos influenciados de diferentes maneiras, de acordo com a classe de ensino em que estamos inseridos.
Por exemplo, desenvolvemos diferentes capacidades, de diferentes modos, quando estamos no jardim-de-infância do que quando já somos alunos do ensino secundário.
No jardim-de-infância, a educação deverá permitir às crianças experiências que estimulem o seu completo desenvolvimento pessoal, assim como contribuir de forma eficaz para compensar todo o tipo de desigualdades sem que isso signifique deixar de reconhecer as diferenças físicas e psicológicas das crianças, favorecendo a integração destas no processo educativo. É nesta idade que as crianças aprendem a fazer uso da linguagem, descobrem as características físicas e sociais do meio em que vivem, constroem uma imagem positiva e equilibrada de si própria e adquire hábitos de comportamento que lhe permitem uma autonomia pessoal elementar. Os métodos a utilizar baseiam-se na experiência, nas actividades lúdicas e num ambiente de afecto e confiança.
No ensino primário, é muito importante o contacto com o primeiro professor. Nesta idade, a criança vai com um pouco de receio e a primeira impressão do docente torna-se muito importante e vai determinar a sua predisposição em relação à escola durante os tempos que se seguem. Por exemplo, se a criança entra em contacto com um professor casmurro, desinteressado e ultra-autoritário, certamente que a sua vontade em voltar à escola no dia seguinte não será muita. Se, pelo contrário, a criança for presenteada com as boas-vindas, será muito diferente. É por esta altura que se fazem os primeiros amigos.
O básico torna-se muito importante pois os jovens passam a ter não uma, mas várias figuras de autoridade. Nota-se uma grande diferença a nível intelectual, pois os alunos passam a ter muitas disciplinas. É por esta altura que as crianças começam a ter de ganhar alguma responsabilidade. É um período em que há bastantes mudanças e a escola é uma instituição bastante importante no que respeita à informação dada aos jovens.
No secundário, a escola tem uma grande influência, pois o aluno está na idade da transição (menor de idade para maior de idade). Nesta altura, os jovens são bastante influenciáveis, o que faz com que a escola tenha que desenvolver meios que permitam que estes sejam influenciados da melhor forma. Normalmente, os grupos em que os jovens estão inseridos são um dos principais factores de desenvolvimento: se um jovem estiver inserido num grupo com bons alunos, futuros definidos, esse jovem tem bastantes probabilidades de querer ir para uma universidade, estudar mais, tirar um curso. Se o jovem estiver num grupo fraco, onde todos querem é beber e fumar, o jovem tem mais probabilidades de ter comportamentos de risco, o que pode afectar os resultados escolares. Esta altura é altura de decidir o que fazer da vida, os jovens tornam-se mais maduros, e já começam a tratar dos seus assuntos. A escola também influencia o desenvolvimento a nível intelectual, no secundário começam a ter disciplinas novas e que ajudam a desenvolver a intelectualidade, temos o caso da filosofia, psicologia, biologia, etc… Aqui, há muitos alunos que são marcados por determinados professores, que têm especial interesse pelos mesmos.

Para saber mais

Consulte: “Contextos de desenvolvimento e teorias psicológicas”, de Carlos Marques Simões e Helena Ralha Simões

Vídeos

http://youtube.com/watch?v=VOLpz-ZoLGw (Bang bang you’re dead)
http://youtube.com/watch?v=XCwy6lW5Ixc (School of rock)
http://youtube.com/watch?v=m-_9zukfICc (Van Wilder)
http://youtube.com/watch?v=KyHBHB6P_Gw (Deftones – Back to school)
http://youtube.com/watch?v=u4-aUiddpUo (Offspring - the kids aren't alright)